sexta-feira, 13 de junho de 2008

O VELHO MESTRE

Sou educador! Disse um jovem professor a um velho que perambulava nas ruas de sua escola, como quem procurava alguma coisa.
Perguntou o velho:-Direcionas teus alunos para o fim complexo, onde deves escolher seu próprio caminho , ou direcionas apenas à única vertente que é a dominante?
Respondeu o professor:-Conduszo os meus alunos a uma verdadeira felicidade, apontando sempre o caminho que deve seguir.
Replicou ovelho:-Não tens escola, tampouco alunos.Tu serves apenas para justificar a ação do Estado, que é dar a educação a todos. Não podes ser educador se direcionas teus alunos a um bem que consideras certo, sem dar-lhes o direito de escolher o que é bom e o que é mal.
Pois nem sempre a tua verdade será a verdade deles. Cada um deve seguir seu próprio caminho, construir sua estrada e despontar as curvas da vida. Caso contrário, não serão alunos que têm o direito de escolha, e sim escravos de um caminho predestinado, cegos de suas próprias vidas, caminhando com os olhos dos outros.
Perplexo, perguntou o professor:-Mas quem tu és?-Sou você no futuro, abandonado e sem rumo como tantos outros. Sabe, sempre ensinei as verdades da escola e do Estado. Com o tempo, tornei-me minhas verdades, não enxergando outros horizontes. Hoje, vivo procurando o caminho que tanto apontei e só encontro outros "eus" do passado apontando o caminho.Respondeu o velho.

Nenhum comentário:

ponto de partida

O inicio da sabedoria,começa em nos!!!